Endereço:

Rua General Roca, 913, sala 706 - Tijuca - Rio de Janeiro/Brasil - Telefones: (021) 2572-2850 /3511-2516 (021)98585-7870 - 99392-9257
email: iporinche@gmail.com página: www.iporinche.com.br















LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DA ANTIGÜIDADE AFRICANA - NEI LOPES






ANTIGUIDADE AFRICANA - UMA VASTA REDE DE COMÉRCIO E INFORMAÇÃO

Segundo modernas e abalizadas fontes, as antigas rotas de comércio africanas do Vale do Nilo incluíam um ramal que começava na costa do Egito, estendia-se para oeste através do Mediterrâneo e, para norte, ao longo do litoral oeste europeu até o mar Báltico. Consoante esses estudos, havia um ramal dessa rota ligando o Vale do Nilo à Europa ocidental, especialmente às Ilhas Britânicas e à Escandinávia.

Ainda segundo essas fontes, já durante a 6ª dinastia egípcia, africanos iam buscar âmbar no mar Báltico.

Depois do ano 1.000 a.C, duas rotas principais cortavam o Saara: uma ligando o atual Marrocos ao oeste africano, do Atlântico a aproximadamente o atual Mali; outra unindo a atual Tunísia e o oeste da Líbia à região do lago Chade - na fronteira do moderno país de mesmo nome com a atual República de Camarões. Nessa rota incluía-se o atual sítio arqueológico de Nok, centro de expansão das cidades iorubás, ligada a Cartago por uma antiga rota de comércio. Da região do Chade partiam também, desde tempos remotos, rotas que chegavam até o Vale do Nilo.

Referem também esses modernos escritos, uma ligação do Alto Nilo ao rio Níger, através do Darfur (atual Sudão). Segundo outros, entre 200 e 100 AC, tribos berberes organizaram um sistema de caravanas unindo a região do Chade ao Alto Nilo, bem como à região de Nok e à parte mais ocidental do continente.

**
Estas são algumas das informações, baseadas em copiosa bibliografia ainda não publicada no Brasil, constantes do
Dicionário da Antiguidade Africana”, de Nei Lopes, com lançamento na próxima terça-feira, 31 de maio da Livraria Argumento, Leblon, a partir das 20 horas.


FONTE:  Blog Meu Lote acesso 29.05.11

Nenhum comentário: