Endereço:

Rua General Roca, 913, sala 706 - Tijuca - Rio de Janeiro/Brasil - Telefones: (021) 2572-2850 /3511-2516 (021)98585-7870 - 99392-9257
email: iporinche@gmail.com página: www.iporinche.com.br















UM EXEMPLO DE MULHER NEGRA - IDALICE MOREIRA BASTOS (A DAI)


Entre tantas mulheres negras que merecem nosso respeito, IPORINCHÊ homenageia na Semana Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha uma das estrelas da estética afro do Rio de Janeiro: Idalice Moreira Bastos, conhecida como Dai.

           "Mulher negra, de origem pobre, que teve a política e a religião como alicerce para  formação da   consciência de sua negritude. Dai é referência  dos profissionais de beleza afro que, além da especialização estética, estão preocupados com a difusão da cultura étnica e o fortalecimento da identidade negra. Exemplo de ação afirmativa, de doação pessoal e profissional para o resgate da auto-estima das mulheres afro-descendentes brasileiras". (Trecho da minha monografia "Marcas da Exclusão na Imagem Pessoal da Mulher Negra", apresentada em 2005 na Universidade Estácio de Sá - Curso deTecnólogia em Beleza,  Estética e Imagem Pessoal) .
Cássia Marinho




Desfile de modas realizado pelo Salão AFRODAI em 1993.

O AFRODAI foi pioneiro na cultura do embelezamento da comunidade negra. A coordenação do projeto é de Idalice Moreira Bastos - mais conhecida no Rio como Dai, fundadora do AFRODAI e uma das pioneiras no manejo e arte de fazer cabelos e penteados afro coordenou o projeto Estética Étnica, para jovens oriundos de comunidades carentes do Rio de Janeiro em 1997.

O AFRODAI localizado na Rua Joaquim Silva, 123, Lapa no Rio de Janeiro, capacitou jovens de baixa renda para o exercicio técnico em estética afro-brasileira, privilegiando a valorização da identidade negra, o fortalecimento da auto-estima e o exercício da cidadania como aspectos fundamentais para inserção destes jovens no mercado de trabalho.

O projeto formou dezenas de jovens de comunidades e bairros distantes. Os alunos aprendem a pentear, trançar, cortar e tratar cabelos, permanente afro e relaxamento, maquiagem, embelezamento de mãos e pés, depilação. Assistem ainda a aulas complementares sobre cultura, etnia negra, postura, comportamento e dança afro.
Fonte: Cultne

Um comentário:

MANDALA ATELIÊ------ARTES TERAPIAS disse...

Parabéns,por homenagear a Dai,este é o nosso compromisso de negros,comprometidos com a Memória Afrodescendente.
Sucesso para a sua vida profissional.
Abraço
Adelia Azevedo